Concurso

III AFROFEST – FESTIVAL DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Concurso Miss e Mister Beleza Negra de Pacatuba-Ceará 2014


Objetivo
Valorizar a beleza do povo negro, contribuindo para a elevação da autoestima de jovens negros e negras da faixa etária entre 15 e 29 anos, além de auxiliar no combate ao racismo e discriminação valorizando a diversidade étnica e sociocultural.


Justificativa
Assumir-se negro (a) é imprimir uma ética da diversidade, ética da aceitação, da tolerância e da convivência com os outros, na medida daquilo que se é, enquanto negro (a), com todos os jeitos, tipos, maneiras e valores de ser o que se é. Este “jeito” de ser negro (a) não deveria estar associado aos preconceitos socialmente construídos (Hasenbalg,2005).
 É grande o número de jovens negros e negras que ainda hoje são discriminados e sofrem preconceitos nas escolas e na comunidade por serem negros, por terem o cabelo crespo, pelo modo de vestir e muitas vezes, por suas religiões.
É claramente perceptível a pouca participação de negros e negras na indústria da moda e na televisão brasileira, seja na publicidade ou programas, sem falar nos papéis de baixo nível social que geralmente representam quando participam de novelas.
Segundo Maria Aparecida Bento, em estudo realizado e publicado no livro Psicologia Social do Racismo, “[...] no Brasil, o branqueamento é frequentemente considerado como um problema do negro que, descontente e desconfortável com sua condição de negro, procura identificar-se como branco, miscigenar-se com ele para diluir suas características raciais.” (CARONE; BENTO, 2002 p. 25).

É necessário que ações afirmativas de promoção da igualdade racial dessa natureza sejam implementadas no nosso cotidiano com o objetivo de combater o preconceito racial, formar a consciência do ser negro (a), resgatar as características naturais da pessoa negra e fortalecer a autoestima.


Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 28 de outubro a 10 de novembro de 2014, das 08 às 14h na Secretaria de Cultura de Pacatuba.
Poderão se inscrever jovens com idade entre 15 e 29 anos que se autodeclarem negros de acordo com a LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010 , artigo 1º, inciso IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.
No ato da inscrição o candidato (a) preenche a ficha com os dados pessoais e a autodeclaração.
Para menores de 18 anos, será necessária autorização escrita dos pais ou responsáveis. (formulário de autorização disponível no local de inscrição).

Do número de participantes
O número de participantes está limitado a 10 vagas para homens e 10 vagas para mulheres. Caso o número de inscrições exceda o número de vagas, será realizada uma pré-seleção.

Da premiação
O vencedor e a vencedora do Concurso Miss e Mister Beleza negra receberão um prêmio em dinheiro de R$ 500,00 cada um. Os segundos e terceiros colocados receberão uma premiação em produtos de beleza.

Informações
Sec. De Cultura – Fone: (85) 3345.2317 falar com Rogely ou Graça.

 WWW.institutoaptus.blogspot.com ou WWW.afrofest.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial